O processo de conceção e desenvolvimento é iniciado pelo Responsável da Qualidade com o planeamento da conceção – Projeto do qual constam, para cada fase, as ações a desenvolver, os responsáveis e os prazos. As eventuais aprovações e informações ao cliente, em qualquer uma das fases que se seguem, são registadas no documento em causa.

O planeamento poderá ser alterado sempre que se considerar necessário, na sequência de qualquer revisão do projeto. Neste caso, o Responsável da Qualidade, revê as atividades, sua calendarização e responsáveis.

Conceção e Desenvolvimento

Nas etapas definidas no Planeamento da Inovação e do Desenvolvimento, são efetuadas revisões sistemáticas que deverão ser realizadas de acordo com as disposições planeadas:

  • Avaliação da aptidão das saídas da Inovação e Desenvolvimento para ir ao encontro dos requisitos
  • Identificação de quaisquer problemas e proposta de ações necessárias.
  • Se existem alguns requisitos de produção que necessitem de ser especificados nesta fase;
  • De acordo com o tipo de projeto, quais as fases de inspeção a implementar.

As alterações efetuadas são registadas em campos próprios do registo –  Projeto.

O projeto só deve passar à fase seguinte quando se admitir que as alterações a efetuar não têm impacto nessa fase. Serão realizadas tantas atividades de revisão, quantas as consideradas necessárias para assegurar a conformidade do projeto com as suas especificações.

Alterações da Conceção e Desenvolvimento

As alterações na Conceção e desenvolvimento devem ser identificadas e os registos mantidos:

As alterações da conceção e desenvolvimento são revistas, verificadas e validadas, conforme apropriado, e aprovadas antes da implementação. E são sempre registadas no Projeto.

As alterações na conceção e desenvolvimento podem surgir da sugestão de colaboradores dentro da empresa ou dos clientes, podendo ser necessário alterar o Projeto.

Validação da Conceção e Desenvolvimento

A validação da Conceção e Desenvolvimento é realizada de acordo com as disposições planeadas de modo a assegurar que o produto resultante à capaz de ir ao encontro dos requisitos para a aplicação especificada ou para a utilização pretendida (onde conhecidas). Onde quer que seja aplicável, a validação deve ser completa antes da implementação do produto. São mantidos registos da validação e de quaisquer ações necessárias, no Projeto.

Nesta fase os responsáveis envolvidos verificam se os produtos em causa estão de acordo com os requisitos inicialmente especificados (implícitos, explícitos e regulamentares). Em caso afirmativo procede-se ao registo desta atividade no “Projeto”.

EN | FR »